Experiência do Cliente: pedido de assistência mecânica na Porto Seguro Auto
É domingo e depois de 3 semanas restritamente dentro de casa, em plena quarentena, chega o momento de pegar o carro e voltar ao interior de Minas Gerais.
Destravo o carro, guardo tudo no porta-malas, sento na posição de motorista, passo o cinto, levo a chave à ingnição, giro e… acontece o que temia.
Sim, 3 semanas sem ligar o carro e a bateria simplesmente não é capaz de dar partida!
Paro, me martirizo por não ter ligado o carro nos últimos dias mas logo penso: hora de acionar o seguro! Sem mesmo saber ou acreditar numa fácil solução.
Pelo celular, procuro no Google o número da Central de Serviços da Porto Seguro Auto, o que logo encontro. Ao ligar, a atendente virtual sugere utilizar o WhatsApp pela praticidade.
Prevendo a dor de cabeça que teria naquele domingo, com tudo pronto para viajar mas com um carro que não liga, prefiro me manter na chamada e ouvir as demais opções.
Digito meu CPF, me aventuro em alguns números pela URA (atendente eletrônica) até que sou redirecionado a uma atendente real.
- (Atendente) Boa tarde Thiago, tudo bem? Como posso lhe ajudar?
Tento ser o máximo efetivo.
-
(Eu) Boa tarde, preciso de uma assistência pois não estou conseguindo ligar o carro. Por estar parado há semanas, acredito que a bateria esteja fraca, quase sem carga.
-
(Atendente) Pois não, me confirme a placa do veículo por favor?
Vou à frente do carro para não errar e a digo pausadamente.
-
(Atendente) Seu veículo está em sua residência neste momento?
-
(Eu) Sim!
-
(Atendente) Ok, enviando um técnico para sua residência na Rua Fernandes, número 100. Confirma? (O endereço foi alterado por privacidade.)
-
(Eu) Confirmo!
-
(Atendente) O técnico já está a caminho, com previsão de chegada máxima em 60 minutos. Você receberá um SMS (neste momento já ouço o toque do telefone indicando o recebimento) com os detalhes do atendimento e a previsão de chegada do técnico. Tenha uma boa tarde!
-
(Eu) Obrigado e boa tarde!
A ligação é encerrada em exatos 3 minutos e 52 segundos.
À esquerda o SMS recebido com o link e à direita a página qual somos direcionados.
A previsão inicial de 60 minutos, mostrada na página, logo é ajustada para 30 minutos. À partir de então, funciona similar à um cronômetro, atualizado temporariamente.
Restando cerca de 5 minutos do prazo (atualizado), recebo a chamada do porteiro informando que o técnico havia chegado.
Confirmo o nome e então Seu Medeiros aparece com duas pequenas maletas. São os kits auxiliares de partida. Faz as ligações e em menos de 5 minutos pede que eu dê a partida.
Carro ligado! Seu Medeiros aguarda um instante, confere o kit bem próximo e seus indicadores, confirmando então que a bateria já está em carregamento pelo próprio carro.
Me orienta a melhor forma de prosseguir viagem, dizendo que já posso sair mas devo aguardar uns 20 minutos para ligar o ar-condicionado. Resolvo deixar o carro como está, ligado mas parado enquanto as baterias ganham carga.
Seu Medeiros começa então a mexer em seu celular, me solicita a senha enviada, preenche algumas opções e me pergunta:
-
(Medeiros) Para finalizar a assistência pedimos uma assinatura do cliente na tela do celular, no entanto, durante a este período de pandemia e quarentena, você pode dispensar a assinatura por medida de segurança. Como prefere?
-
(Eu) Pode dispensar, mais fácil e seguro para nós.
Medeiros então finaliza o procedimento e logo recebo um novo SMS. Dessa vez, o link para visualizar o laudo.
Agradeço-o a presteza e atenção enquanto parte para continuar sua rotina de atendimento.
E eu, feliz da vida, volto ao carro e pego a estrada sem mais problemas.
Da ligação ao laudo, exatos 44 minutos. Bem mais rápido que a escrita deste post.
Para quem pensou que não conseguiria viajar e ainda perderia o domingo procurando um mecânico, o mínimo que pude foi me comprometer a relatar esta confortável experiência do cliente.