Resenha: Sprint - O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias (livro)
Há uma famosa frase de Albert Einstein que diz: “O maior grau de insanidade mental é querer resultados diferentes fazendo as mesmas coisas” e é com esta mentalidade que devemos nos abrir ao novo, afinal, “modernizar problemas antigos é apenas modernizar, isso não significa inovar”.
O título do livro Sprint - O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias já é auto explicativo, mas em linhas ainda simples, sabe aquela ideia brilhante de um novo produto ou mesmo a evolução de um serviço? Então, por onde exatamente começar?
A metodologia
Criado pelo designer Jake Knapp enquanto trabalhava no Google e aprimorado na prática junto à sua equipe no Google Ventures (braço da companhia dedicado ao investimento em novos negócios), o Design Sprint é um método aplicável a qualquer oportunidade, problema ou ideia que se deseje desenvolver e testar de forma rápida e efetiva. Em exatos cinco dias, você terá a oportunidade de definir objetivos claros, validar premissas e transformar discussões em hipóteses que possam ser testadas antes mesmo de iniciar seu real desenvolvimento. É uma maneira simples de tirar suas ideias do papel, criando produtos melhores e de forma mais rápida.
No vídeo abaixo, o próprio Jake Knapp resume a metodologia em 90 segundos:
O livro
De leitura extremamente simples, o livro é recheado de exemplos reais e bastidores de casos de sucesso que favorecem a imersão e aprendizado. Os capítulos foram divididos através dos dias do sprint, proporcionando uma prazerosa experiência pela linha do tempo, apreciando a evolução e ainda se encontrando facilmente durante a dinâmica. Ao final, há um robusto checklist com pontos de atenção, materiais e atividades para cada etapa do processo. Com isso, o livro se torna um poderoso guia, muito útil inclusive para consultas logo antes ou durante a prática.
Há diversas ilustrações que sintetizam a dinâmica e outras que reproduzem os resultados de casos reais aplicados em grandes empresas. Sobre este último ponto, tanto a versão original (em inglês), quanto a traduzida, trazem diversas representações. Confesso que senti vontade de ver as fotografias reais, talvez não as tenham colocado por questão de legibilidade.
Tive a oportunidade de participar de diversos Design Sprints e ainda que o autor considere que “com o livro você tem tudo o que precisa, podendo ser um facilitador sem nenhuma experiência”, digo categoricamente que para resultados expressivos, nada melhor que a prática! E óbvio, afinal, a prática nos leva ao aperfeiçoamento. Mas digo isso com o intuito de enfatizar que as primeiras experiências podem não ter o resultado esperado, no entanto, a cada dinâmica as atividades passam a fazer mais sentido, o processo se torna mais fluído, conciso e consequentemente, os resultados se tornam mais contundentes.
Caso se interesse em aprofundar mais no método, há diversos materiais e ferramentas interessantes disponíveis no site oficial (thesprintbook.com), que funciona muito bem como uma extensão do livro.
Conclusão
Através de uma leitura leve, o livro Sprint - O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias é uma excelente referência, com exemplos e resultados sólidos aplicados em grandes empresas, cabendo a todos que tenham uma ideia de produto ou mesmo a evolução de um serviço a ser colocado em prática. Já aos que trabalham no desenvolvimento de produtos de software, a leitura se torna obrigatória. É o tipo de livro para ser lido e sempre revisto, já que sua estrutura funciona também como um guia para execução do método. E sobre este, é positivo até quando dá errado, “melhor descobrir em uma semana que depois de meses que seu produto já estiver no mercado e seu dinheiro já tiver ido embora”.
Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias Por: Jake Knapp, John Zeratsky, Braden Kowitz 🛒 Comprar na Amazon |