Resenha: TED Talks - O guia oficial para falar em público (Livro)
É impressionante como algumas pessoas possuem o dom de expressar ideias de forma clara e objetiva, fazendo com que você preste atenção em cada detalhe, do início ao fim. Isso é a arte de falar bem!
E quando esta ideia precisa ser repassada a um grande público, a tarefa se torna ainda mais difícil, afinal, você precisa atrair os olhares e a atenção de todos.
Chris Anderson, escritor do livro e Presidente do TED, através de uma escrita super agradável, traz fundamentos e técnicas que farão você entender a importância das palavras certas, na quantidade certa e no momento certo! E isto, tenha certeza, fará toda a diferença!
O livro
Chris Anderson acompanhou diversas conferências TED e reuniu neste livro, de forma magistral, detalhes e dicas preciosas das melhores apresentações.
A leitura é super agradável, simples e objetiva, faz você se sentir em meio as palestras e a todo momento provoca insights importantes.
Um detalhe interessante é que os exemplos de apresentações mencionadas vêm com a referência, possibilitando que você as assista na íntegra pelo YouTube ou no próprio site do TED.
Afinal, o que é TED?
Em linhas simples, TED é uma série de conferências destinadas à disseminação de ideias, seja qual for o tema, apresentadas em palestras breves, limitadas à 18 minutos.
O nome TED vem do acrônimo Tecnologia, Entretenimento e Design, temas das primeiras apresentações, que logo, com sucesso do formato, expandiu-se e passou a cobrir qualquer ideia de interesse público.
O que faz o TED, em minha opinião, ser tão especial, é que qualquer ideia que vale a pena ser compartilhada, de uma maneira diferente de amarrar seus sapatos a como sobreviver em um ataque nuclear, em poucos minutos, pode transformar a sua visão de mundo.
Este livro é realmente para mim?
Embora tenha um foco especial a palestrantes, as técnicas apresentadas servem como guia para qualquer fala em público, seja uma aula, uma apresentação na faculdade, uma exposição de proposta no trabalho, durante a venda de um produto e até mesmo, ainda que inconscientemente, em seu dia a dia.
“Este livro tem um duplo objetivo: primeiro, explicar como se realiza o milagre do ato de falar em público com eficiência; e, segundo, ajudar você a fazê-lo da melhor maneira possível.” (pág.9)
10 lições importantes retiradas do livro
-
Feita de forma correta, uma palestra é capaz de eletrizar uma sala e transformar a visão de mundo de uma platéia.
-
A única coisa de fato importante ao se falar em público não é a autoconfiança, a presença de palco ou aquilo que se acostuma chamar de ‘falar bem’. É ter algo importante a dizer. Esta é a obrigação número um de todo palestrante.
-
A linguagem só produz sua magia quando compartilhada entre falante e ouvinte.
-
O segredo de se escrever bem está na força das palavras cortadas. O sucesso das palestras eficazes está no que se deixa de fora.
-
Uma ideia é qualquer coisa capaz de mudar a visão de mundo das pessoas
-
Nossas ideias fazem de nós o que somos. E quem descobre meios de transmitir suas ideias para a mente de outras pessoas é capaz de criar efeitos propagadores de consequências incalculáveis.
-
Melhor não usar slide algum a usar slides ruins.
-
A razão não é uma erva que cresce rápido, mas um carvalho que cresce devagar. Não obstante, suas raízes são fortes e profundas, e, ao crescer, ela pode transformar uma paisagem para sempre.
-
É a dimensão humana que transforma informação em inspiração.
-
O importante não é estar certo ou em segurança, mas sobretudo ter uma chance incrível de criar algo capaz de gerar novas ideias.
Conclusão
O TED Talks - O guia oficial do TED para falar em público é um livro recheado de boas técnicas e ideias magistrais para apresentar-se bem e falar com eficácia, itens fundamentais a qualquer pessoa que busca o sucesso! Leitura recomendada!
Em especial, caso você seja um palestrante ou conferencista, a leitura já se torna mais que obrigatória!
Para finalizar (spoiler), a frase final e profundamente impactante:
“O futuro ainda não está escrito. Estamos todos nós coletivamente no processo de escrevê-lo. Há uma página aberta - e um palco vazio - a espero de sua contribuição.”
E você? Já leu ou pretende lê-lo?
Comente, compartilhe sua ideia!
Próximo post:
Usabilidade em interfaces CRUD: o guia completo »