Você se perde em meio a tantos arquivos e pastas em seu computador e nunca consegue encontrar de maneira fácil aquele arquivo importante? Esse artigo foi especialmente criado para você!

Manter o computador organizado e sustentável é uma tarefa super simples desde que siga os passos corretos!

1. Reuna todos os arquivos importantes possíveis em uma única pasta raíz

O primeiro passo para a sustentabilidade na organização de seus arquivos é ter uma pasta raiz, qual chamo de repositório, para arquivar todos os seus arquivos importantes. Isso significa ter a segurança de que seus arquivos valiosos estarão organizados, acessíveis e facilmente armazenáveis em cópias de segurança.

Vários ícones representando pastas ligando-se a um ícone central organizado, representando a pasta raíz.

Importante: ter um repositório único não significa necessariamente arquivar todos os arquivos de forma desorganizada dentro de uma mesma pasta. Significa que ter uma pasta raíz que se estratifica em diversas pastas de acordo com sua necessidade de organização.

Mãos a obra:

  • Verifique se você já possui uma pasta raíz, com arquivos somente armazenados por você, se não a possuir, crie-a!

2. Utilize uma estrutura de pastas funcional e confiável

Dentro de sua pasta raíz (repositório), mencionado no item anterior, crie as pastas de acordo com suas necessidades, não faça economias…

Crie uma estrutura de pastas funcional, de forma que a navegação seja facilmente entendível. Com o tempo verá que ficará até divertido encontrar seus arquivos.

Finder (janela) do Mac mostrando a estrutura de pastas robusta e organizada

Mãos à obra:

  • Crie primeiramente as pastas em níveis mais genéricos (não economize)
  • Faça exercícios mentais e mova as pastas que achar necessário para níveis inferiores ou superiores.

3. Mantenha sua área de trabalho limpa

Um dos erros mais comuns e básicos que cometemos é deixar a área de trabalho (mesa ou desktop) carregada de atalhos e arquivos.

Pense: você é mais focado e produtivo quando seu ambiente de trabalho está limpo e organizado, com cada coisa em seus devidos lugares, ou quando está tudo desorganizado, jogado à sua frente? Pois bem, similar à vida real, nossa área de trabalho deve estar limpa e organizada, evitando distrações, nos mantendo focados em nossos objetivos e resultados.

Mesa bagunçada ao lado de uma mesa minimalista e organizada.

Particularmente, trato a área de trabalho como uma “mesa real de trabalho”: deixo somente os arquivos que estou trabalhando naquele momento (quando os mesmos ainda não estão organizados em suas devidas pastas dentro de uma estrutura organizada).

Lembre-se: os aplicativos estão facilmente acessíveis através de recursos do próprio sistema operacional, como o antigo menu “Iniciar” do Windows ou o “Spotlight” do Mac OS. Não precisando portanto estarem dispostos em sua área de trabalho.

Área de trabalho minimalista, sem nenhum atalho ou arquivo

Mãos à obra:

  • Exclua todos os atalhos possíveis
  • Exclua todos os arquivos inúteis
  • Mova todos os arquivos úteis para suas respectivas pastas dentro de seu repositório.

Pronto, sua área de trabalho ficou limpa? Próximo passo...

4. Mantenha seus downloads organizados

Outro erro muito comum é deixarmos nossas pastas de downloads cheia de arquivos que baixamos ao longo dos dias. Esses arquivos ocupam espaço em seu disco, tornam seu computador desorganizado e ainda facilita você se confundir arquivos importantes com arquivos inúteis.

O primeiro passo é criar uma única pasta de downloads, se você ainda não a possui, crie-a e configure todos os aplicativos possíveis para arquivarem os downloads nela.

O segundo passo é mantê-la sempre vazia!

Mãos à obra:

  • Exclua todos os arquivos inúteis
  • Exclua todos os instaladores de aplicativos possíveis*
  • Mova todos os arquivos úteis para suas respectivas pastas dentro de seu repositório

*Com a internet cada vez mais acessível e aplicativos com atualizações frequentes, a ‘antiga’ prática de armazenar os arquivos de instalação se tornaram desnecessárias (para não dizer inúteis).

5. Armazene na nuvem seus arquivos estratégicos

Separe aqueles arquivos mais estratégicos quais precisa acessá-los a qualquer momento e em qualquer lugar e os disponibilize na nuvem. Dessa forma você torna seus documentos facilmente acessíveis no momento que precisa.

Chegou no cinema para comprar o ingresso como estudante (meia-entrada) mas esqueceu sua carteirinha? Já aconteceu com você? Pois é… se seus documentos estiverem na nuvem, isto não é mais um problema!

Mão segurando café e um celular, acessando arquivos na nuvem

Particularmente, digitalizo todos os meus documentos pessoais, de veículos, declarações, certificados (e vários outros) e os armazeno na nuvem. Optei por utilizar o Dropbox pela facilidade de uso no computador, na web e em meus dispositivos móveis, como o celular e tablet.

Mãos à obra:

  • Crie um repositório na nuvem. Recomendo o Dropbox (crie sua conta!)
  • Crie uma estrutura de pastas funcional e confiável (rever item anterior)
  • Armazene seus arquivos estratégicos.

6. Faça backups periodicamente

Este item vem por último mas é tão - ou mais - importante quanto todos! Nada adianta você manter seus arquivos organizados e sustentáveis se não realiza periodicamente uma cópia de segurança.

Muitos acham complexa a atividade de realizar o backup por possuirem arquivos espalhados por todo o computador. Porém, caso esteja utilizando o repositório, como dito no próprio artigo, basta copiar sua pasta raíz para um dispositivo externo (seja um pendrive, HD, DVD ou onde preferir) e pronto!

HD externo ligado ao computador realizando backup

Sugiro que você procure por soluções mais práticas, como o Time Machine (aplicativo nativo do Mac) que basta plugar um HD externo, realizar uma única vez a configuração e pronto! Todas as vezes que o plugar novamente, ele fará backups de forma automática.

Mãos à obra:

  • Não deixe para amanhã, faça seu backup agora mesmo!

-

E você? Quais as dicas para manter seu computador organizado e sustentável?
Compartilhe com agente, comente, contribua! :D