1. Diferença entre WebDesign e WebDesigner.

webdesigner_webdesign

É simples, porém muita gente confude.

Web Design = desenho para web (produto)
Definição: Pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web (Wikipédia).

Web Designer = desenhista para web (profissional)
Definição: Web designer é o profissional responsável pela elaboração e criação do projeto estético e funcional de um web site (Wikipédia).

Portanto WebDesigner é o profissional responsável pela criação do produto WebDesign.

2. Programas e ferramentas.

webdesigner_applications

Não há um programa faz-tudo ideal para quem deseja ser um webdesigner profissional, mas boas recomendações são sempre bem-vindas.

Softwares:

  • Desenho de sites: Adobe Fireworks / Adobe Photoshop
  • Edição e tratamento de imagens: Adobe Photoshop / GIMP
  • Ilustração e vetorização: Adobe Illustrator / Corel Draw

Cada programa tem suas aplicações e especificidades. Obviamente um é mais adequado que o outro para determinada função, mas o que realmente importa, é o resultado final, e não o que usou para chegar lá.

Ferramentas Online:

3. Inspirações e Referências.

webdesigner_inspiration

Antes de abrir qualquer programa e sair desenhando, busque inspirações e referências.

Gosto sempre de dizer: "Não é preciso reinventar a roda".

Se existem profissionais que são referências na área, com certeza este estudou e praticou muito até chegar onde está. Se existem sites que nos surpreendem com seu visual, com certeza houve muito embasamento teórico por trás do projeto. E se tudo isso existe, por que não aproveitamos para aprender com eles e nos inspirarmos?

Sites de inspirações de web/design:

Outra dica: sempre que encontrar um site legal, uma imagem que lhe agrada, guarde o endereço ou dê um print-screen. Ter um repositório de inspirações é sempre interessante.

4. Tutoriais e dicas de design.

webdesigner_hints

Sabendo o que você quer (desenhar páginas) e o que você precisa (programas de design), falta somente saber como fazer.

Nesse momento, nada melhor que o grande Google! Experimente uma pesquisa sempre que tiver dúvidas sobre como fazer determinada ação ou efeito em seu programa de design. Encontrará bons resultados pela web.

Há também livros interessantes que abordam de maneira mais detalhada as funcionalidades de cada programa. Mais recomendado para quem pretende se tornar um especialista na área.

5. Evolução, tendências, reciclagem...

webdesigner_refresh

O webdesign está em constante evolução. A forma com que o usuário acessa, visualiza, lê, interpreta e interage com uma página é o que molda essas mudanças. A cada época, uma nova tendência.

Antigamente tínhamos conexões lentas e monitores de baixa resolução. Os sites eram desenhados com o mínimo de imagens e todas em baixos formatos e baixas resoluções. Atualmente já contamos com conexões rápidas e monitores de alta resolução. Os sites então oferecem imagens em grandes dimensões e com alta resolução.

O usuário passa a acessar as páginas também através de outros dispositivos, como o smartphone ou tablet, e a navegação muitas vezes é feita através de toques na tela (touchscreen). Com isso, a área de clique dos links se tornam cada vez maiores, a fim de aumentar a precisão do toque.

É preciso acompanhar a evolução natural, conhecer seus usuários e manter-se sempre reciclado às tendências. Os costumes e hábitos dos usuários são ferramenta-chave para um webdesign de sucesso.

6. Considerações finais.

webdesigner_final

  • A melhor ferramenta é aquela que produz bons resultados;
  • Inspire-se nos melhores;
  • Pratique todos os dias e de todas as formas;
  • Tenha sempre um bloco de notas em mãos;
  • Ouça as considerações dos outros;
  • Seja sempre simples e direto;
  • Todos os grandes artistas, primeiro foram simples amadores.

Agora é com você. Divirta-se!