Novo layout (ou quase isso)

Aos olhos menos atentos passa de forma imperceptível, mas o site ganhou um novo layout, ou melhor: quase isso!

Quando criei o site e blog, em 2013, utilizava o WordPress por considerá-lo uma ferramenta robusta (e de fato é). No entanto, devido sua própria robustez, as alterações acabam sendo morosas.

Tendendo para uma vida mais essencialista e refletindo esses princípios em todas as áreas da vida, em 2017 decidi me aventurar com o Jekyll, um gerador de site estático simples e bastante eficiente.

Me surpreendi tão positivamente com a ferramenta que sigo utilizando-a.

Para ser prático, utilizei o tema original Minima. Um layout bastante simples mas também muito eficiente aos meus objetivos. Claro que um ajuste aqui outro lá, mas a essência do tema sempre se manteve.

Printscreen mostrando o layout antigo do site com o tema minima: menu no topo em cinza claro e conteúdo corrido da página de livros

Alguns anos se passaram, novas ideias surgiram, e enfim… a necessidade de maior flexibilidade do layout me fez voltar aos códigos e imergir novamente no mundo do Bootstrap.

Como tive boa experiência no passado (v3), conhecer a última versão (v5), com todas suas novidades, foi extremamente divertido! Me impressionei com o quanto evoluiu!

E assim surge o novo layout, ou melhor, quase isso: a ideia inicial foi manter a mesma essência do Minima, por isso passa quase imperceptível, no entanto há pequenas mudanças em razão do Bootstrap e claro, algumas melhorias que há algum tempo desejava aplicar.

Printscreen mostrando o layout novo do site com o tema em Bootstrap: menu no topo em fundo branco e conteúdo da página de livros mostrando-os de forma mais organizada, um ao lado do outro

Layout novo, estrutura mais flexível e muitas novidades por aí.

Este é mais que um desejo, um compromisso meu comigo mesmo e com todos que acessam e apoiam os conteúdos!