Participar de eventos com profissionais inquietos pela busca do aperfeiçoamento profissional e pessoal é com certeza uma das formas mais eficaz em nos expandir horizontes e mais ricas para absorver e compartilhar experiências.

Dairton Bassi de frente à plateia fazendo a abertura oficial do evento Agile Trends Gov 2018Abertura oficial do evento por Dairton Bassi, com a palestra Tendências e Inovação no Mundo Real. Foto: Divulgação.

Realizado durante os dias 21 a 24 de agosto em Brasília (DF), o Agile Trends Gov 2018, um dos maiores eventos sobre ágil no Brasil, contou com diversos profissionais renomados, representando órgãos e instituições notáveis, como Agência Nacional da Aviação Civil, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, IBM, Itamaraty, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas da União, Tribunal Superior do Trabalho, Petrobrás, Supremo Tribunal Federal e muitas outras.

Você pode conferir a programação completa através do site oficial: www.agiletrendsbr.com

Este ano tive o grande prazer em participar e mais que isso, compartilhar experiências vivenciadas na Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (FUNDECC), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), através da talk “Como entregar mais valor ao cliente utilizando Ordens de Serviço e se mantendo ágil!”, uma breve explicação do surgimento ao processo atual utilizado em contratos com os governos estaduais e federal.

Thiago Nascimento segurando o microfone, com as mãos erguidas, palestrando no Agile Trends Gov 2018Palestra: Como entregar mais valor ao cliente utilizando Ordens de Serviço e se mantendo ágil. Foto: Divulgação.

As palestras (Trend Talks) eram realizadas em simultâneo no mesmo salão e cada participante, com seu fone de ouvido, sintonizava no assunto de maior interesse ou até mesmo passeava entre as apresentações a fim de experimentar e absorver ao máximo os conteúdos.

De forma extremamente elegante, a organização absorveu as considerações levantadas pelos participantes e agiu, à medida do possível, moldando o evento de forma a agregar mais valor a todos os presentes. Parabéns à organização pelo espírito ágil durante todo o evento!

Vários participantes, em pequenos grupos, sentados em suas cadeiras discutindo entre si.Momento #EpicFail, criado de forma ágil para interação e discussão entre os participantes. Foto: Divulgação.

Algumas frases e pensamentos notáveis citadas durante o evento que merecem (e muito) o compartilhamento:

  • Modernizar problemas antigos é apenas modernizar, isso não significa inovar. (citado por Dairton Bassi / Agile Trends)
  • Não sobrevivem os mais fortes ou mais inteligentes, sobrevivem aqueles que melhor se adaptam ao ambiente. (citado por Paulo Caroli / ThoughtWorks)
  • Não é sobre entregar uma fatia do bolo, é sobre entregar o cupcake (Analogia ao MVP por Paulo Caroli / ThoughtWorks)
  • Não se apegue, são raríssimas as vezes em que o produto chegará onde inicialmente imaginado. Muito provavelmente um dos MVP’s atenderá ou fará com que o produto final seja diferente do inicial imaginado. (citado por Paulo Caroli / ThoughtWorks)
  • A inovação depende de sua vontade de arriscar. (citado por Paulo Caroli / ThoughtWorks)
  • Ao falarmos de agilidade, falamos de: transparência, inspeção e adaptação. (citado por Aline Fonseca / Stone Pagamentos)
  • Qualidade de software começa na especificação. (citado por Edivan Matos / Engesoftware Tecnologia)
  • Além de saber ‘o que fazer’, a equipe de desenvolvimento também precisa saber ‘para quem’ e ‘porque’. (citado por Edivan Matos / Engesoftware Tecnologia)
  • É natural termos erros, mas erros novos. Se estamos cometendo os mesmos erros do passado, é sinal que algo precisa mudar. (Fishbowl)
  • É importante não confundir liberdade com libertinagem. (Fishbowl)
  • Avaliação de desempenho é sensacional quando o processo é completamente definido e os inputs e outputs são sempre os mesmos, do contrário, você estará esperdiçando seu tempo. (citado por Matheus Hadad e Patrícia Furtado / Webgoal)
  • É justo que muito custe o que muito vale. (citado por Gabriel Vaz / Softway)
  • Os processos e os resultados nunca irão mudar se as pessoes não mudarem a forma como se comportam. (citado por Leonardo Camargo / [Stefanini(https://stefanini.com/pt-br/){:target=’_blank’})
  • Entender a necessidade do cliente vai muito além de entender de funcionalidades, é entender de valor. (citado por Kellen Serrano - Labbs - Banco do Brasil)
  • Pessoas com soft skills performan até 70% melhor se comparado a pessoas com QI’s mais altos. (citado por Wankes Leandro / Brasília School of Business)
  • Há uma relação direta da Inteligência Emocional e remuneração. Isso vale para pessoas de todas as indústrias, todos níveis e todas regiões do mundo. (citado por Wankes Leandro / Brasília School of Business)
  • Evite usar palavras como: tentar, gostaria, é difícil, nunca e não. Procure utilizar: ainda, experimentar e desafiante. (citado por Wankes Leandro / Brasília School of Business)
  • Contratamos por habilidades técnicas e demitimos por habilidades comportamentais. (citado por Diego Ciarrocchi / Itaú Social)
  • “O medo é o ladrão dos sonhos.” (citado por Diego Ciarrocchi / Itaú Social)
  • Ser percebido vai muito além de fazer. (citado por Diego Ciarrocchi / Itaú Social)

Obs: os nomes representam quem fez a citação, não necessariamente o autor da mesma.

Pariticipar do Agile Trends foi mais uma vez uma experiência extremamente enriquecedora. Poder absorver tanto conteúdo em tão pouco tempo e ainda compartilhar experiências com outros profissionais apaixonados pelo mundo ágil é, sem dúvidas, uma excelente forma de se tornar um profissional melhor!

Acompanhe as novas edições do Agile Trends através do site oficial (www.agiletrendsbr.com) e programe-se para participar!