Há uma famosa frase de Albert Einstein que diz: “O maior grau de insanidade mental é querer resultados diferentes fazendo as mesmas coisas” e é com esta mentalidade que devemos nos abrir ao novo, afinal, “modernizar problemas antigos é apenas modernizar, isso não significa inovar”.

Livro Sprint colocado sobre uma cabeceira de madeira e duas canetas ao lado

O título do livro Sprint - O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias já é auto explicativo, mas em linhas ainda simples, sabe aquela ideia brilhante de um novo produto ou mesmo a evolução de um serviço? Então, por onde exatamente começar?

A metodologia

Criado pelo designer Jake Knapp enquanto trabalhava no Google e aprimorado na prática junto à sua equipe no Google Ventures (braço da companhia dedicado ao investimento em novos negócios), o Design Sprint é um método aplicável a qualquer oportunidade, problema ou ideia que se deseje desenvolver e testar de forma rápida e efetiva. Em exatos cinco dias, você terá a oportunidade de definir objetivos claros, validar premissas e transformar discussões em hipóteses que possam ser testadas antes mesmo de iniciar seu real desenvolvimento. É uma maneira simples de tirar suas ideias do papel, criando produtos melhores e de forma mais rápida.

No vídeo abaixo, o próprio Jake Knapp resume a metodologia em 90 segundos:


O livro

De leitura extremamente simples, o livro é recheado de exemplos reais e bastidores de casos de sucesso que favorecem a imersão e aprendizado. Os capítulos foram divididos através dos dias do sprint, proporcionando uma prazerosa experiência pela linha do tempo, apreciando a evolução e ainda se encontrando facilmente durante a dinâmica. Ao final, há um robusto checklist com pontos de atenção, materiais e atividades para cada etapa do processo. Com isso, o livro se torna um poderoso guia, muito útil inclusive para consultas logo antes ou durante a prática.

Livro Sprint aberto ao meio, com uma página à esquerda toda em azul e escrito no centro terça-feira, mostrando o título do capítulo e à direita um resumo do que será abordado

Há diversas ilustrações que sintetizam a dinâmica e outras que reproduzem os resultados de casos reais aplicados em grandes empresas. Sobre este último ponto, tanto a versão original (em inglês), quanto a traduzida, trazem diversas representações. Confesso que senti vontade de ver as fotografias reais, talvez não as tenham colocado por questão de legibilidade.

Livro Sprint aberto ao meio, mostrando diversas ilustrações representando os resultados das dinâmicas aplicadas

Tive a oportunidade de participar de diversos Design Sprints e ainda que o autor considere que “com o livro você tem tudo o que precisa, podendo ser um facilitador sem nenhuma experiência”, digo categoricamente que para resultados expressivos, nada melhor que a prática! E óbvio, afinal, a prática nos leva ao aperfeiçoamento. Mas digo isso com o intuito de enfatizar que as primeiras experiências podem não ter o resultado esperado, no entanto, a cada dinâmica as atividades passam a fazer mais sentido, o processo se torna mais fluído, conciso e consequentemente, os resultados se tornam mais contundentes.

Caso se interesse em aprofundar mais no método, há diversos materiais e ferramentas interessantes disponíveis no site oficial (thesprintbook.com), que funciona muito bem como uma extensão do livro.

Conclusão

Através de uma leitura leve, o livro Sprint - O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias é uma excelente referência, com exemplos e resultados sólidos aplicados em grandes empresas, cabendo a todos que tenham uma ideia de produto ou mesmo a evolução de um serviço a ser colocado em prática. Já aos que trabalham no desenvolvimento de produtos de software, a leitura se torna obrigatória. É o tipo de livro para ser lido e sempre revisto, já que sua estrutura funciona também como um guia para execução do método. E sobre este, é positivo até quando dá errado, “melhor descobrir em uma semana que depois de meses que seu produto já estiver no mercado e seu dinheiro já tiver ido embora”.

Comprar livro na Amazon.