Manter-se organizado é um dos hábitos mais saudáveis para a vida pessoal e profissional. Os benefícios são inúmeros e o resultado imediato: manter a mente equilibrada é sinônimo de maior produtividade.

Uma das formas eficazes de se manter a mente tranquila é organizar toda a ‘tralha’ de informação - que habita desordenadamente sua cabeça - em ambientes confiáveis e seguros, a qual podemos chamar de repositórios.

Quando se tira todo esse peso da cabeça e o coloca em um local de fácil acesso, você libera sua mente para descansar ou até mesmo pensar em novos planos e projetos.

Representação de uma mente cheia de tralhas e outra vazia, com as tralhas depositadas em um repositório

No início, para guardar essas ‘tralhas de informações’, utilizava o próprio 'Editor de Textos' do Mac ou 'Bloco de Notas' do Windows por sua praticidade - abrir um desses aplicativos não leva um segundo - e facilidade de uso - formatação simples e direta, salvos em arquivos minúsculos de poucos kilobytes.

Com o tempo, porém, você percebe a dificuldade em manter esses arquivos organizados em diferentes pastas do computador e o mais penoso, que inviabilizou o uso no meu caso, realizar pesquisas de conteúdos em meio a tantos arquivos.

Como exemplo, imagine que para cada nota de reunião você crie um arquivo txt nomeado pela data e pauta principal. Dentro dele, você liste os participantes e todas as demais informações. Caso você precise em determinado momento buscar pelas reuniões que o profissional ‘X’ participou, será necessário abrir todos os arquivos e então realizar a pesquisa pelo termo um a um. Trabalhoso, não?

Pois então comecei a busca pelo aplicativo ideal que pudesse me auxiliar no arquivamento e organização de todas essas tralhas. Eis que entra em cena o Evernote.

Screenshot do Evernote mostrando várias anotações

À primeira vista, um aplicativo amigável, que une a praticidade em ser leve, a facilidade de uso por sua formatação simples e o principal - atendendo à demanda - a funcionalidade de manter em um único repositório todas as anotações, de forma organizada e de fácil acesso. Bingo!

Atualmente mantenho todas as minhas notas pessoais e profissionais, sistematicamente organizadas no Evernote, disponíveis a todo momento e em qualquer dispositivo, mantendo a mente equilibrada e livre para descansar ou maquinar novos desafios!

Prometo publicar em breve um artigo que descrevo como organizo minhas notas pessoais e profissionais utilizando o Evernote.