O botão limpar traz a facilidade de remover qualquer tipo de preenchimento ou seleção feita pelo usuário, isto é, fornece a agilidade em retornar todos os campos do formulário ao seu estado inicial com uma única ação. Sua funcionalidade é extremamente útil, no entanto se mal aplicada, pode trazer grandes transtornos aos usuários.

Sejamos práticos: o objetivo principal de um formulário é ser preenchido e submetido, o botão limpar portanto é uma funcionalidade extra, esse motivo por si só já comprova que seu uso é excessão e não regra.

Em formulários de muitos campos, como páginas de cadastro, caso o usuário desista do preenchimento no meio do processo, é usual procurar pelo botão cancelar, voltar ou acessar qualquer outro link disponível que leve-o à outra página, cancelando o cadastro. O botão limpar nesse caso é pouco útil, desnecessário ou até mesmo prejudicial.

Em formulários simples, com menos campos, como formulários de contato, a regra não muda: é mais fácil sair da página ou simplesmente não enviar, simples assim.

O botão limpar, em ambos os casos, traz mais opções ao usuário e consequentemente, o faz gastar mais tempo para atingir seu objetivo. Por fim, o mais prejudicial: aumenta sua possibilidade de erro ao clicar em “Limpar” acidentalmente, fazendo que toda sua informação preenchida se perca.

Mas afinal, quando então usar o botão limpar?

Imagine uma página em que o usuário tenha a necessidade de realizar diversas pesquisas em um curto espaço de tempo, preenchendo vários campos com dados diferentes. A necessidade de retornar ao estado inicial vários campos de uma só vez para agilizar o processo é fundamental, nesse caso, se aplica e muito bem o botão “Limpar”!

Dica de usabilidade: lembre-se de definir a navegação por tab no formulário, nunca colocando o botão limpar acessível depois do último campo de preenchimento. É recomendável que ele seja a última opção de navegação (do formulário).

Conclusão

Preencher formulários não é algo tão agradável, preencher duas vezes, menos ainda.

Traduzindo e parafraseando Jakob Nielsen, mestre em usabilidade:

“A web seria um lugar mais feliz se praticamente todos os botões de limpar em formulários fossem removidos. Esse botão quase nunca ajuda o usuário, pelo contrário, na maioria das vezes o atrapalha”.

Portanto, salvo os raros casos em que se faz necessário, formulários que necessitam de um fácil retorno ao estado inicial para uma nova submissão, evite o botão limpar e mantenha seus usuários felizes e satisfeitos!

Referências: