Uma das grandes dúvidas ao se enveredar no mundo do WebDesign é fazer a escolha certa pelo programa de criação gráfica. São muitas as opções disponíveis no mercado e cada uma possui sua legião de fãs que defendem suas escolhas com unhas e dentes.

Sempre utilizei as ferramentas da Adobe por sua notoriedade e popularização, sendo fácil encontrar bons artigos e tutoriais, e principalmente, pelas experiências e bons resultados que obtenho com elas.

Atualmente em meu fluxo de trabalho utilizo os 3: Fireworks, Photoshop e Illustrator, cada um com sua finalidade.

Fireworks

fireworks-icon

Como a própria Adobe define, o Fireworks foi feito para WebDesigners.

Com uma interface intuitiva, a ferramenta trabalha com recursos otimizados para a web, como boa compressão de imagens, PNGs transparentes, imagens fatiadas, criação automática de sprites, organização por páginas e por aí vai.

Photoshop

photoshop-icon

O Photoshop é considerado a ferramenta mais poderosa de edição de imagens, líder de mercado.

Suas funcionalidades são otimizadas para edição e tratamento de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão, ideal para tratamento de fotografias e criação de peças de design cheias de efeitos.

Illustrator

illustrator-icon

Falou em vetor, falou em Illustrator! Ferramenta para criação de vetores gráficos escaláveis, em palavras simples, ideal para criar traçados.

Se considerar que o Fireworks é feito para webdesigners e o Photoshop para fotógrafos e designers, o Illustrator foi feito para ilustradores!

O meu fluxo de trabalho

fw-ps-ai-fluxo-trabalho

Como dito no início do artigo, utilizo as três ferramentas, cada uma com sua importância e finalidade.

Para a criação de layouts de sites utilizo o Fireworks, desenvolvendo o visual completo de uma página em um único arquivo.

Quando preciso editar ou tratar uma imagem, como uma fotografia por exemplo, melhorando suas cores e aspectos, corro no Photoshop.

Por fim, ao criar ilustrações, como logotipos e ícones, o Illustrator é a pedida!

Conclusão

Para quem ainda não teve experiência com nenhuma das três ferramentas e tem como foco a criação de layouts para a Web, recomendo com afinco o Fireworks por ser de longe o mais fácil e intuitivo, e ainda o mais otimizado para criação de peças para a internet.

Há pessoas que criam seus layouts utilizando apenas uma dessas ferramentas. Sim, estudando sobre o assunto descobrirá WebDesigners que utilizam somente o Fireworks, Photoshop ou Illustrator! E há também quem utilize recursos específicos de cada programa aproveitando-se da melhor experiência que cada um oferece.

A melhor ferramenta para o WebDesigner é aquela que lhe oferece a melhor experiência e entrega os melhores resultados.