Um Web Designer precisa de um ambiente agradável e aconchegante, como um bom home-office, já comentado no artigo 10 Dicas para um bom home-office e de alguns equipamentos essenciais para exercer bem sua profissão.

Vale ressaltar que a lista é apenas um "guia" de coisas que particularmente defino como equipamentos de um Web Designer. Há quem use tudo e mais um pouco, há quem não use metade, não importa. Afinal, o que realmente conta não é o que você usa mas sim o resultado que consegue!

Papel, lápis e borracha

Tudo bem que podem haver variações, trocar o lápis por uma caneta por exemplo e sumir com a borracha, mas de qualquer forma é inegável que esses itens são obrigatórios na mesa de um profissional da Web!

Lápis sobre um papel em branco.

Rabisque à vontade, use sua criatividade, organize as informações, desenhe suas ideias, rascunhe seus conceitos, faça do papel seu grande amigo!

Computador

Não importa se é Mac, Windows ou Linux, o importante é que seja uma máquina robusta para rodar sem engasgos os programas necessários e seus recursos.

Lembre-se: um bom processador e uma boa quantidade de memória-ram faz toda a diferença!

Vários computadores sobre bancada.

Ao escolher, prefira um processador mais potente à memória-ram, pois a memória (na maioria das vezes) você pode fazer upgrade futuramente, o que não acontece com o processador. E se a ideia é investir em peso e fazer uma máquina potente pra valer, considere (e muito) a compra de um HD SSD, tornando seus acessos e escrita de arquivos aproximadamente 5x mais rápidos do que num HD convencional!

Monitor

Mais que uma tela grande, seu monitor deve ter qualidade!

Não sou especialista na área, mas levo em conta, por ordem de prioridade, os seguintes itens na hora de escolher um monitor: tecnologia, resolução, tamanho e marca.

MacBook ligada à um monitor externo.

Prefira monitores com tecnologias mais recentes e de alta qualidade, como as telas de LED, conectividade DVI + HDMI e Painéis IPS, que entregam cores mais definidas e imagens mais nítidas.

Tamanho não é documento, resolução sim! Hoje temos as telas de retinas que entregam uma qualidade absurda de imagem em dispositivos com displays relativamente pequenos. Tudo bem que para monitores convencionais essa tecnologia ainda não está tão acessível assim, mas já serve como bom exemplo. Procure monitores FullHD (resolução de 1920x1024px) ou superiores, à partir de 22 polegadas. Você estará bem servido!

Por fim, a marca: de que adianta prometer todos os recursos e ter o nome mal falado no mercado? Procure por marcas conhecidas, de respaldo e que lhe ofereçam boa garantia e suporte.

Considere também a possibilidade de ter dois monitores em seu desktop ou utilizar um monitor extendido no caso de usar um notebook, a experiência é fantástica e a produtividade aumenta de forma significativa.

Mouse

A escolha do mouse ideal é fundamental para ter conforto e precisão ao trabalhar.

Não queira ser muito econômico e fazer a escolha pelo preço: o mouse precisa ter boa precisão. E saiba que é possível encontrar bons modelos no mercado por preços bastante acessíveis, como os modelos de entrada (recomendo) da Microsoft ou Logitech, à partir de R$ 25,00.

Esqueça os mouses muito pequenos, seu uso prolongado é extremamente desconfortável e pode acabar lesionando sua mão.

Precisão e conforto, basta!

Pessoa utilizando um mouse.

Já tive experiências com os mouses mais comuns, como o Microsoft Optical 200, aos mais engenhosos como o Apple Magic Mouse e o MX Revolution. Do mais luxuoso ao mais simples, seu objetivo é o mesmo: mover o cursor. Experimente e veja qual melhor lhe atende.

Softwares

Cada web designer possui suas especificidade e necessidades, alguns se restringem na criação de layouts e outros vão além de sua codificação. Independente do seu nível de conhecimento ou abrangência de atuação, bons softwares se fazem necessários e são sempre bem-vindos!

Tela de computador com o aplicativo Fireworks

Serei genérico neste artigo (para me aprofundar em outro, mais específico) e me limitarei à indicação de alguns dos softwares mais necessários e utilizados.

Navegadores: Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, Opera, IEca.

Prototipação: Balsamiq, Pencil ProjectPrototyperMoqups (online), Mockingbird (online), MockFlow, OmniGraffle, Axure Pro.

Edição gráfica: Adobe Fireworks, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Gimp, Inkscape.

Editores de código: Sublime Text, TextMate, TextWrangler, BBEdit, Notepad++, Bluefish, Brackets, Coda, Smultron, Vim, NetBeans, Dreamweaver.

Clientes FTP: FileZilla, Transmit, CuteFTP, SmartFTP, WinSCP, Cyberduck.

Dispositivos móveis

O acesso à Internet por dispositivos móveis como SmartPhones e Tablets se torna cada vez maior e atender bem esse usuários é um fator fundamental para o sucesso do projeto.

Jovem utilizando um iPad, com os pés sobre a mesa.

Mais que conhecer esse público, que possui demandas diferentes dos usuários convencionais, é preciso passar por experiências reais de uso e realizar testes à todo momento a fim de atender as expectativas e projetar a experiência perfeita, e para isso, ter o seu dispositivo móvel é essencial.

HD Externo

Guardar os arquivos editáveis dos projetos, manter um histórico cronológico das diferentes versões, manter as fotografias originais e em alta resolução, criar um repositório farto de inspirações e referências são práticas comuns dos bons e alguns nem tanto organizados Web Designers.

Um bom HD Externo, preferencialmente portátil, cumpre bem esta função. Recomendo as marcas, em ordem: Western Digital, Seagate e Samsung.

HD Externo ligado à um MacBook.

E aqueles que o considera um item extra, desejável mas dispensável, só mantêm essa posição até passar o primeiro susto. Então por experiência própria, se ainda não tem o HD Externo ou ainda não faz Backup, corre lá e comece o quanto antes, vale a pena!