Afinal, quando apresentar meu protótipo?

Ilustração de um protótipo de baixa fidelidade à esquerda, com traços e contornos simples, com um corte diagonal no centro da imagem, evoluindo para um protótipo de alta fidelidade à direita, com elementos mais bem definidos e textos representativos.

Quanto mais simples o protótipo está, menos queremos mostrá-lo, no entanto, maior é o benefício em mostrarmos.

Paradoxo do protótipo simples

O paradoxo evidencia nosso instinto de querer sempre evoluir mais um pouco antes de mostrá-lo. Afinal, sabemos que há sempre como melhorar e queremos que outros testem nossa proposta no formato mais eficiente possível. Mas levar mais tempo na maioria das vezes é a pior opção.

Quanto mais simples o protótipo, mais à vontade os usuários estarão em tecer comentários e sugestões, pois reconhecem que será evoluído e portanto, ainda está aberto a mudanças.

O mais interessante é que levantarão diversos pontos que já temos em mente, mas ainda assim, é muito provável que tenhamos surpresas! Muitas vezes por estarmos míopes em nossa proposta e outras por não conhecermos tão bem os usuários quanto pensamos.

É possível detectar grandes problemas ainda que tenhamos pouco para mostrar. E isso poderá evitar que certos problemas sejam detectados tarde demais, muitas vezes até mesmo quando nem mais seja viável corrigí-lo.

Há outro interessante paradoxo do protótipo:

Quanto mais experiente você se torna em desenvolver uma solução, mais difícil fica criar um protótipo.

Paradoxo do protótipo para desenvolvedores experientes:
Fotografia do ponto de vista de uma pessoa segurando um celular com a mão esquerda e o dedo indicador da mão direita indo em direção à tela para manusear a interface com diversas fotos.
Foto de cottonbro no Pexels

Pode soar estranho em primeiro momento, mas basta pedirmos a um inexperiente que crie um protótipo. Ele fará alguns rabiscos e pronto, fácil assim!

Enquanto para um desenvolvedor experiente, embora conheça a fundo diversos recursos e limitações, criar um protótipo tende a ser uma tarefa complexa e muitas vezes duradoura. E a razão é justamente o fato de conhecer e considerar diversos recursos e limitações. Afinal, este é seu trabalho. Incrível, não?

E ele poderia estar certo considerando uma solução completa. No entanto, para um protótipo a história precisa ser diferente.

Podemos encontrar diversas definições e objetivos sobre protótipos, wireframes e mockups, mas de forma prática todas elas convergem em dizer que é uma versão simplificada que possibilite simular um produto antes de seu desenvolvimento.

E para utilizar o mínimo de recursos possíveis no processo, mostre-o o quanto antes!

Se você precisa de mais tempo antes de mostrar seu protótipo, é bastante possível que este seja o momento ideal para mostrá-lo!

Comece o quanto antes possível e colha os melhores frutos.

Trazer o cliente para a construção é muito importante, trazer o usuário para tal é essencial!