Um breve estudo sobre o melhor termo que represente a funcionalidade.

Uma das operações básicas de qualquer sistema de informação é a funcionalidade de "excluir" um registro, porém, sua nomenclatura é representada comumente de diversas formas: excluir, deletar, apagar, remover e cancelar.

Afinal, qual a melhor opção?

Entendendo o significado das palavras

Consultando o 'pai dos burros', o famoso e cada vez menos utilizado "Dicionário", percebemos que todas elas são sinônimas, isto é, possuem significados semelhantes e com isso, qualquer uma pode ser empregada para representar a ação.

Aprofundando-se no estudo dos significados e etimologias desses termos, em consideração a sua utilização na terminologia tecnológica (para sistemas de informação), podemos simplificar em 3 grupos de significados diferentes:

  • (1) Excluir, deletar, apagar: fazer desaparecer, sumir, extinguir, suprimir;
  • (2) Remover: mover novamente, transportar de um ponto para outro, colocar fora do caminho, afastar;
  • (3) Cancelar: tornar nulo, sem efeito, sem valor, interromper temporariamente ou definitivamente, suspender;

Verificando o termo utilizado nos principais sistemas

Os sistemas operacionais (SO's) devem ser considerados os melhores exemplos para definirmos a terminologia adequada, visto que, todos a maioria dos usuários para utilizarem seu sistema farão uso antes de um SO.

Levando-se em conta portanto os SO's mais utilizados (segundo a Wikipedia), em suas versões mais atuais, temos as seguintes representações:*

Usabilidade: botão excluir registro nos diversos SO's (Windows, Mac OS e Linux)

*as representações da opção "excluir" ao clicar com o botão direito (do mouse) sobre um arquivo em cada Sistema Operacional.

  • Windows: excluir;
  • Linux: mover para a lixeira;
  • Mac OS: mover para o lixo.

Examinando alguns dos mais populares sistemas, temos as seguintes utilizações:

  • Excluir: Microsoft Office, Adobe CC, Facebook, Gmail, Messenger, Instagram, Twitter, YouTube, Google Drive;
  • Apagar: WhatsApp, Messenger;
  • Remover: Facebook, Google Drive;

Fonte de acesso: (1) Web: Facebook, Dropbox, Gmail, WhatsApp, Twitter, YouTube; (2) Mac OS: Microsoft Office, Adobe CC; (3) iOS: Messenger, Instagram;

Aplicações recomendadas

Voltando aos 3 grupos de significados descritos no início do artigo (Entendendo o significado das palavras), seguem as aplicações de uso mais recomendadas para cada:

  • (1) Excluir, deletar, apagar: quando se deseja que determinado dado deixe de existir no sistema.
    Exemplo de uso: excluir um contato telefônico de sua agenda no celular. Após a ação (excluir), o dado não estará mais acessível.
  • (2) Remover: quando se deseja "mover" o dado do local onde está situado, ainda que o mesmo permaneça a existir (de alguma forma) no sistema;
    Exemplo de uso: remover o contato telefônico de um grupo de comunicação no celular. Após a ação, o contato é 'removido' do grupo, ou seja, deixa de estar situado no grupo porém o mesmo permanece presente em sua agenda no celular.
  • (3) Cancelar: quando se deseja que o dado não seja mais válido, isto é, sua existência permanece porém não possui mais validade no sistema;
    Exemplo de uso: cancelar pedido realizado em site de compras. Após a execução de cancelamento, o dado (pedido) permanece disponível para acesso/consulta no sistema porém o mesmo não possui mais validade.

Conclusão

Os termos excluir, deletar, apagar, removercancelar são sinônimos, portanto a utilização de qualquer um deles deve atingir seu objetivo, porém, prezando pelas boas práticas de experiência do usuário (UX) e usabilidade, levando-se em conta a etimologia dos termos e padrões de uso, recomendo a utilização do termo "Excluir" como o mais adequado.

Lembre-se da distinção dos 3 grupos onde excluir, remover e cancelar podem, de forma adequada, representar diferentes ações.